Prémio Virgínia Quaresma entregue durante 1º Congresso da RIEC na Universidade de Aveiro

18/05/2021 - 16:44

A cerimónia de entrega da primeira edição do Prémio Internacional em Estudos Culturais Virgínia Quaresma será realizada durante a abertura do 1º Congresso da Rede Internacional em Estudos Culturais (RIEC) – Cartografias e Perspetivas de Futuro. O evento decorrerá na próxima segunda-feira (24/05), pelas 15h, com transmissão em direto no YouTube da RIEC. Estarão presentes na cerimónia a Ministra da Cultura de Portugal, Doutora Graça Fonseca, por videoconferência, o Reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor Paulo Jorge Ferreira, a Diretora Regional de Cultura do Centro, Doutora Suzana Menezes, e a representante das redes nacional e internacional em Estudos Culturais, Profª Doutora Maria Manuel Baptista, presencialmente.

O Prémio Carreira, financiado nesta edição pela Direção Regional da Cultura do Centro, foi outorgado ao filósofo da cultura Eduardo Lourenço, falecido em dezembro de 2020, que será representando pelo seu irmão Dr. Adriano Faria. Eduardo Lourenço completaria 98 anos no próximo dia 23 de maio.

Será também entregue o Prémio Melhor Tese de Doutoramento em Estudos Culturais, que foi atribuído a Sara Vidal Maia, pela tese “Relações de Poder e Identidade(s) de Género”, defendida em 2016, no Programa Doutoral em Estudos Culturais das Universidades de Aveiro e do Minho. A tese já foi publicada em e-book pela Grácio Editor e encontra-se em regime de acesso aberto.

O Prémio Virgínia Quaresma será atribuído a cada dois anos nas modalidades “Carreira”, com um prémio no valor de 1.500€, e “Melhor Tese de Doutoramento em Estudos Culturais”, premiado com a edição e publicação da tese escolhida. 

O Prémio Internacional em Estudos Culturais Virgínia Quaresma é uma iniciativa do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas e do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, com o apoio da Rede Internacional em Estudos Culturais (RIEC) e da Rede Nacional em Estudos Culturais (RNEC), tendo também contado com o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do projeto UIDB/04188/2020.