Prémio Virgínia Quaresma encerrou o período de candidaturas

06/11/2022 - 12h10 | Edição 2022

Terminou, no dia 5 de novembro, o período de candidaturas ao Prémio Internacional em Estudos Culturais – Virgínia Quaresma, na categoria “Melhor Tese” de Doutoramento no campo de Estudos Culturais. A 2ª edição do Prémio encerra o seu concurso com 39 candidaturasmais 12 relativamente à edição anterior. Para além das teses provenientes de várias instituições portuguesas, foram submetidas teses de instituições de ensino superior de países como os EUA, Argentina e Brasil. No total, foram submetidas teses de 20 instituições, 8 delas nacionais e 12 internacionais.

Os resultados do concurso, nas duas categorias a concurso (Prémio Carreira/Personalidade e Melhor Tese), serão conhecidos no dia 23 de novembro de 2022, durante a abertura do VIII Congresso Internacional em Estudos Culturais subordinado ao tema “Sexualidades e Lazer”, evento a decorrer no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (UA).

O Prémio Carreira/Personalidade será atribuído a uma personalidade que tenha promovido uma dimensão crítica e interventiva, teórica ou prática, dentro ou fora da academia, em alguma das temáticas tratadas pelos Estudos Culturais. O prémio nesta categoria é constituído pelo valor monetário de 1.500€, com patrocínio da DRCC.

O prémio para a tese vencedora consiste na certificação, edição e publicação da obra em e-book, em acesso aberto, com a chancela do Prémio Melhor Tese em Estudos Culturais – Virgínia Quaresma 2022, da Universidade de Aveiro / Direção Regional de Cultura do Centro e a sua divulgação no site oficial do prémio.

O Prémio Internacional em Estudos Culturais – Virgínia Quaresma é uma promoção da UA, com o apoio da Rede Internacional em Estudos Culturais (RIEC) e da Rede Nacional em Estudos Culturais (RNEC) e conta com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e, nesta edição, recebe o patrocínio da Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), de Portugal.